Porto Alegre, sexta, 27 de setembro de 2024
img

Porto Alegre: Aprovado projeto de quadra poliesportiva com acessibilidade na orla

Detalhes Notícia
Proposta determina construção de quadra esportiva adaptada a deficientes na orla (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

 

 

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou por unanimidade, em sessão plenária realizada na tarde desta segunda-feira (28/9), projeto de lei de autoria do vereador João Bosco Vaz (PDT) que pretende destinar, junto ao Trecho 3 da Orla do Guaíba, espaço para construção de quadra poliesportiva com acessibilidade adaptada para modalidades paradesportivas e para o lazer de pessoas com deficiência, assegurando que a população com deficiência também tenha um espaço adequado e destinado à inclusão esportiva.

A revitalização do Trecho 3 da Orla do Guaíba, de acordo com Vaz, prevê uma intervenção entre a foz do Arroio Dilúvio, na avenida Ipiranga, até o Parque Gigante, na avenida Beira-Rio. O investimento, orçado em R$ 57,1 milhões, contempla a construção de 27 quadras (de futebol, tênis, vôlei de praia e tênis de praia), academia ao ar livre e uma pista de skate, considerada a maior da América Latina. “Contudo, analisando o Termo de Referência da obra, é possível verificar a ausência de um espaço adaptado, com acessibilidade, destinado às modalidades paradesportivas”, ressalta o parlamentar.

De acordo com o vereador, Porto Alegre possui tradição em promover políticas públicas a favor das pessoas com deficiência e não pode deixar de construir uma quadra poliesportiva adequada a essa parcela da população no local mais nobre e valorizado, em termos de convivência humana, da capital. “Entendo que é necessário corrigir esse equívoco do projeto, que, ao longo dos 1,6 km de revitalização, prevê, por exemplo, a construção de sete quadras de futebol society (com piso de grama sintética), mas não contempla uma área para as pessoas com deficiência”, pondera.