Porto Alegre, sexta, 27 de setembro de 2024
img

Debate presidencial: Troca de insultos marcaram o primeiro confronto entre Trump e Biden. Moderador teve que trabalhar muito para manter a ordem; por Marisa Schultz/FoxNews TV

Detalhes Notícia
Trump, Biden lutou por tudo, desde a nomeação para a Suprema Corte, coronavírus e família.

 

 

O presidente Trump e o candidato democrata Joe Biden iniciaram seu primeiro debate presidencial na terça à noite, discutindo sobre tudo, desde a nomeação para a Suprema Corte, coronavírus e os filhos de Biden, com o moderador Chris Wallace, da Fox News advertindo Trump várias vezes. O primeiro de três confrontos entre Trump, 74, e Biden, 77, resultou em ataques a Hunter Biden, smarts e xingamentos do pátio da escola. Quando Trump começou a ofender, Biden tentou fechá-lo chamando o presidente de “palhaço” e “mentiroso”.

Wallace repreendeu Trump repetidamente por não seguir as regras do debate, interrompendo e o jornalista veterano freqüentemente desempenhava o papel de um árbitro de luta livre, em vez de moderador. “Senhores, odeio levantar a voz, mas por que não deveria ser diferente de vocês dois?” Wallace disse.

Trump saiu balançando, mas Biden se segurou e não caiu nas armadilhas do debate anterior, onde encurtou seu tempo ou tropeçou para obter respostas. Os dois homens freqüentemente conversavam entre si em uma briga que às vezes se tornava difícil.

O presidente elogiou seu histórico na Casa Branca em impulsionar a economia e como lidou com a pandemia, proclamando: “Nunca houve um governo ou presidente que tenha feito mais do que eu em um período de três anos e meio, e isso apesar da farsa do impeachment. ” Mas Biden disse que com Trump o país se tornou mais fraco, doente, pobre e violento.

“Você é o pior presidente que a América já teve”, disse Biden a certa altura.

Biden procurou definir-se como o líder constante do Partido Democrata e se distanciou do plano de saúde de Bernie Sanders e do New Deal Verde da deputada Alexandria Ocasio-Cortez.

“Você acabou de perder a esquerda”, disse Trump a Biden.

Trump acusou Biden de não admoestar manifestantes violentos e defender a aplicação da lei em cidades lideradas pelos democratas que estão se desfazendo com a agitação racial.

“O povo deste país quer e exige lei e ordem e você tem medo até de dizê-lo”, disse Trump.

Wallace perguntou a Biden por que ele não liga para o prefeito de Portland, Oregon, para chamar a Guarda Nacional para deter a violência.

“Não estou em cargos públicos agora”, disse Biden, acrescentando que “a violência deve ser processada”.

Wallace voltou-se para Trump e perguntou-lhe: “Você está disposto, esta noite, a condenar os supremacistas brancos e grupos de milícia e dizer que eles precisam se retirar?”

Trump disse que estaria disposto a fazê-lo, mas depois disse: “Proud Boys, recuem e fiquem parados. Mas vou lhe dizer uma coisa, alguém tem que fazer algo sobre Antifa e a esquerda.”

“A Antifa é uma ideia, não uma organização”, respondeu Biden, referindo-se à afirmação do diretor do FBI Christopher Wray de que a Antifa era mais um movimento ou ideologia.

Proud Boys, o grupo conservador, celebrou os comentários de Trump e começou a vender mercadorias com as palavras “stand by” de Trump.

O debate em Cleveland começou com Trump defendendo sua escolha da juíza Amy Coney Barrett na Suprema Corte e sua pressão para que ela fosse confirmada pelo Senado antes da eleição de 3 de novembro.

“Vencemos a eleição. As eleições têm consequências”, disse Trump, justificando porque indicou um candidato em um ano eleitoral.

Biden, que se recusou a dizer se apóia a retirada do tribunal ou o fim da obstrução do Senado, disse que o povo americano deve decidir quem sucederá a juíza Ruth Bader Ginsburg, que morreu em 18 de setembro.

“Devemos esperar para ver qual será o resultado desta eleição, porque essa é a única maneira de o povo americano expressar sua opinião”, disse Biden.

O debate rapidamente evoluiu para Trump brigando com Wallace e depois com Biden sobre os cuidados de saúde e a Lei de Cuidados Acessíveis da era Obama.

Trump acusou Biden de tentar se livrar do seguro saúde privado. “Não é verdade”, retrucou Biden.

“Seu partido quer se tornar socialista”, disse Trump.

“Eu sou o Partido Democrata agora”, disse Biden. Ele também revidou Trump por sua manipulação do coronavírus e por querer revogar as proteções do ObamaCare para doenças preexistentes.

Trump acusou Biden de abraçar o “manifesto” socialista do senador Bernie Sanders e quando Biden se manteve firme, Trump disse: “Você acabou de perder a esquerda”.

Trump lançou ataques a Biden, incluindo sua inteligência e tamanho da multidão. Biden tentou fechá-lo chamando-o de mentiroso, “palhaço” e perguntando: “Quer calar a boca, cara?”

“Gente, vocês têm ideia do que esse palhaço está fazendo?” Biden disse em outro ponto.

Trump atingiu Biden por seu recorde de 47 anos em Washington e acusou Biden de querer manter o país fechado como uma prisão durante a pandemia.

“Não há nada de inteligente em você, Joe”, disse Trump.

Trump foi atrás de Biden por causa dos negócios de seu filho Hunter em Burmisa, na Ucrânia, que serviu de origem para o impeachment de Trump.

Biden defendeu Hunter por não estar fazendo nada de errado e disse que está orgulhoso de seu filho por ter superado o vício em drogas.

Biden passou a falar apaixonadamente sobre seu filho falecido, Beau, e seu serviço ao país antes de sua morte de câncer em 2015.

Biden mencionou os comentários depreciativos que Trump supostamente fez sobre os veteranos, conforme relatado pelo The Atlantic.

“Meu filho estava no Iraque. Ele passou um ano lá … Ele não era um perdedor. Ele era um patriota. E as pessoas que ficaram para trás eram heróis”, disse Biden.

Trump voltou a conversa para o outro filho de Biden: “Ah, é mesmo? Você está falando sobre Hunter?”

“Estou falando sobre meu filho Beau Biden”, disse Biden.

“Eu não conheço Beau. Eu conheço Hunter”, disse Trump.

Foi o primeiro debate presidencial do ciclo eleitoral sem precedentes de 2020, marcado por uma pandemia global e expandindo as oportunidades de votação antecipada e por correio para evitar a disseminação do mortal coronavírus.

A votação já está em andamento em muitos estados, incluindo os campos de batalha da Pensilvânia, Michigan e Minnesota. Em todo o país, quase 1,3 milhão de pessoas já votaram pelo correio ou por meio de votação em pessoa, de acordo com o Projeto Eleições dos EUA.

A campanha de Trump, que tentou manter uma agenda de viagens robusta apesar da pandemia, pressionou sem sucesso por um quarto debate muito anterior para explicar as novas agendas de votação.

Trump e seus aliados há meses retratam Biden escondendo-se da mídia em seu porão e aproveitam a oportunidade para enfrentar Biden, que não teria a ajuda de um teleprompter.

A campanha de Biden se beneficiou de um recorde de $ 364,5 milhões em arrecadação de fundos em agosto e uma liderança consistente nas pesquisas públicas em nível nacional e em muitos estados indecisos. Biden tem procurado manter o foco no tratamento de Trump da pandemia do coronavírus, que custou mais de 200.000 vidas nos Estados Unidos.

O próximo debate Biden-Trump está programado para 15 de outubro e o último é 22 de outubro. O vice-presidente Mike Pence e a companheira de chapa de Biden, a senadora Kamala Harris, D-Califórnia, se enfrentarão no próximo debate vice-presidencial em 7 de outubro. (Jacqui Heinrich, da Fox Business, ‘Hillary Vaughn e Fox News’, contribuíram para este relato)