Porto Alegre, quinta, 25 de abril de 2024
img

Porto Alegre inicia retomada da educação na segunda-feira

Detalhes Notícia
As atividades presenciais foram suspensas em toda a cidade – todos os níveis e todas as redes –  em março como forma de evitar o contágio pelo coronavírus. Foto: Joel Vargas /_PMPA

Porto Alegre dará início à retomada de aulas na segunda-feira, 5. Estarão autorizadas as atividades letivas de educação infantil, do terceiro ano do ensino médio, educação de jovens e adultos (EJA) e profissionalizante, tanto nas redes públicas quanto na rede privada. As instituições de ensino deverão seguir os protocolos publicados no decreto 20.747. A reabertura foi precedida de 11 reuniões com o setor. O calendário de retorno, por etapa, está publicado no site do novo coronavírus dentro do portal da prefeitura.

De acordo com os serviços de saúde, a Capital apresenta situação epidemiológica de transmissão do vírus que assegura esse retorno. As escolas serão reabertas, mas a decisão de levar ou não os alunos será das famílias. O regramento prevê medidas para o distanciamento social, proibição de eventos e reuniões pedagógicas presenciais e o uso de máscaras, entre outros. As instituições de ensino deverão preencher um informe semanal com status epidemiológico e ações na escola.
Nesta semana, as escolas municipais e comunitárias que oferecem educação infantil iniciaram a oferta de almoço. Foram servidas 6.214 refeições para 3.942 alunos. As instituições de ensino estatais receberam R$ 2,5 milhões como verba extra para a aquisição de materiais para proteção. Já as comunitárias receberam o valor integral referente ao mês de setembro, totalizando R$ 12.695.383,50.
As atividades presenciais foram suspensas em toda a cidade – todos os níveis e todas as redes –  em março como forma de evitar o contágio pelo coronavírus. Desde então, a prefeitura distribuiu mais de mil toneladas de alimentos adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para as famílias de alunos das redes municipal e comunitária.