Porto Alegre, terça, 16 de abril de 2024
img

Porto Alegre: Transporte tem nova ampliação de oferta e regramento para escolares

Detalhes Notícia
Cumprimento de medidas para segurança na prevenção ao coronavírus será fiscalizado pela EPTC. Divulgação/PMPA

 

 

Após a confirmação da volta às aulas na próxima semana, o transporte público terá nova ampliação da oferta para se adequar à projeção de aumento de demanda. Na ultima semana, mesmo com a volta de algumas atividades e a normalização do fluxo de veículos (98% de um dia típico), o número de passageiros teve redução de 60% em relação ao que era transportado normalmente em um dia útil. A administração municipal também determinou um protocolo de segurança para o transporte escolar. O cumprimento das medidas será fiscalizado pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

É com base nos dados da Secretaria Municipal de Educação (Smed) que a EPTC vai organizar o transporte para o deslocamento dos usuários até as escolas. Desde a segunda quinzena de março, é feita análise diária da demanda de passageiros. As últimas ampliações de oferta já levaram em consideração o aumento necessário projetado. Para consultar as novas tabelas horárias a partir da semana que vem, acesse aqui.

Confira as mudanças

A partir de sábado, 3:

Linha C2 – Passa a circular com ajuste na tabela horária e intervalo médio de 40 minutos entre viagens. A primeira viagem será às 7h e a última, às 20h07.

A partir de domingo, 4:

Linha C2 Circular Praça XV – Terá intervalo médio entre viagens de 40 minutos. A primeira viagem será às 7h e última, às 20h07.

Lotação 10.6 Restinga/10.61 – Restinga Nova/10.62 – Restinga Velha – As linhas 10.61 e 10.62 passam a circular domingo e a 10.6 terá adequações na tabela horária. Restinga Nova terá 32 viagens: 14 bairro ao Centro e 18 Centro ao bairro. Restinga Velha terá 22 viagens: 10 bairro ao Centro e 12 Centro ao bairro.

A partir de segunda-feira, 5:

4951 Manoel Elias/Morro Santana – Terá ampliação de uma viagem na faixa das 7h, o que resultará em redução do intervalo médio entre viagens de 12 para 10 minutos (16%) nessa faixa horária.

433 Vila Jardim – Intervalos de viagem no pico da manhã, entre 6h e 8h, passam a ser em média a cada 23 minutos.

T4 – Ampliação de uma viagem no sentido Sul-Norte na faixa das 6h, o que reduzirá o intervalo médio entre viagens de 14 para 11 minutos (21%) nesse horário.

T6 – Ampliação de uma viagem no sentido Norte-Sul na faixa das 7h, o que reduzirá o intervalo médio entre viagens de 8 para 7 minutos (12%).

T11 – Ampliação de quatro viagens, duas por sentido, no pico da manhã (das 6h às 8h), o que diminuirá o intervalo médio entre viagens de 13 para 10 minutos (23%).

VM10 – Restinga Nova Via Velha/5 UNID/Noturna – Duas novas viagens ao dia, às 18h40 no sentido bairro ao Centro, e 19h55 no sentido Centro ao bairro.

186 Liberal – Altera a viagem das 6h33 no sentido Centro ao bairro para 6h40.

267.5 Lami até Cavalhada – A viagem das 11h40, no sentido bairro-terminal passa para 11h10.

Lotação 40.42 Petrópolis Irmãos Maristas – Muda o itinerário na região central. A linha passará a acessar a Praça XV de Novembro, rua Marechal Floriano Peixoto, Rua dos Andradas e avenida Independência, retomando o itinerário atual a partir da rua Sarmento Leite. Será mais uma opção a quem quiser se deslocar do Centro até a Santa Casa – trecho da praça Dom Feliciano até a rua Sarmento Leite, com destino ao eixo da avenida Protásio Alves e bairros Alto Petrópolis e Jardim Leopoldina. Os passageiros com embarque na avenida Júlio de Castilhos e na rodoviária seguirão sendo atendidos pelas linhas 40.4 Petrópolis Sesc e 40.41 Petrópolis Fapa.

Lotação 30.23 – Partenon/Bonsucesso – Linha criada para ser mais uma opção de deslocamento até a Lomba do Pinheiro, com atendimento à comunidade de Bonsucesso pelo sistema de lotação.

Transporte escolar – Para segurança dos alunos, foram determinadas regras para o transporte escolar. A fiscalização do cumprimento das medidas é atribuição da EPTC, que vai realizar blitze diárias nas escolas em que a volta às aulas está autorizada. Confira as regras:

– Obrigatório o uso de máscaras desde o embarque e durante todo o período de deslocamento.

– Limite máximo de 50% da capacidade do veículo, isolamento de assentos excedentes e proibição de troca de lugares durante o trajeto.

– Orientação aos passageiros, para evitar aglomerações no embarque e desembarque, e adoção de medidas para garantir o distanciamento mínimo de 1 metro.

– Disponibilização de álcool em gel 70% na entrada do veículo.

– Colocação de cartazes sobre a necessidade de lavar as mãos com frequência, usar máscara e manter distanciamento social.

– Higienizar com álcool líquido 70%, a cada turno, as superfícies dos veículos e os pontos de contato das mãos (bancos, pega-mãos e apoios em geral).

– Manter a ventilação natural dentro do veículo.

– Fica proibida a manipulação e o consumo de alimentos no interior do veículo. Será permitido apenas o consumo de água, com a recolocação da máscara imediatamente após.

– Manter listagem atualizada com nomes, endereços e telefones de contatos de passageiros.