Porto Alegre, quinta, 18 de abril de 2024
img

Em plano contra islamismo radical, Macron diz que vai combater os que “negam as leis da República”; RFI

Detalhes Notícia
O presidente francês, Emmanuel Macron, revelou um aguardado plano para lutar contra a radicalização religiosa no país. AFP - LUDOVIC MARIN

 

 

O presidente francês, Emmanuel Macron, apresentou na sexta-feira (2) um plano de luta contra o “islamismo radical”. Ele declarou que a proposta levará à elaboração de um projeto de lei visando combater aqueles que querem “negar as leis da República”, em nome da religião.

Durante um discurso em Mureaux (departamento de Yvelines, a noroeste de Paris), o presidente anunciou o fortalecimento de vigilância das associações, proibição do ensino em casa, exceto por razões de saúde, e uma reforma no treinamento de imãs que pregam na França.

“Existe um islamismo radical que propicia a transgressão das leis republicanas, que favorece a banalização da violência e que tem levado alguns de nossos cidadãos, de nossos filhos, à escolha do pior”, disse o presidente.

“Nosso desafio é combater o afastamento de alguns em nome da religião, garantindo ao mesmo tempo o direito para os que querem acreditar no Islã e são cidadãos de nossa República”.

Leia mais em RFI