Porto Alegre, domingo, 29 de setembro de 2024
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O submundo dos robôs na internet: uma investigação do GLOBO sobre o mercado que persiste em existir durante as eleições

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Publicações de candidato fictício ganharam a adesão de robôs Publicações de candidato fictício ganharam a adesão de robôs | Reprodução Alice Cravo, João Paulo Saconi e Pedro Capetti

 

 

 

Apesar dos esforços da Justiça Eleitoral, do Congresso e das próprias plataformas para coibir o uso das redes sociais de maneira automatizada com fins políticos e eleitorais, resiste na internet um mercado que viabiliza a venda de engajamento para falsear a percepção do debate público. O GLOBO mapeou a existência de ao menos dez serviços desse tipo, com maneiras facilitadas de pagamento. Um perfil de um candidato fictício — com nome e número inexistentes no mundo real — foi criado no Twitter para um teste e, mesmo sem seguidores, foi possível, por meio da compra de engajamento oferecida por empresas, fazer com que quatro publicações fossem replicadas centenas de vezes.

O uso de robôs para amplificar mensagens é uma das preocupações de autoridades nesta eleição, já que a redução da campanha nas ruas, em função da pandemia, potencializou a propaganda eleitoral na internet.

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