Porto Alegre, domingo, 29 de setembro de 2024
img

Nubank se desculpa por declaração de cofundadora sobre contratação de negros e promete 'reparação histórica'; O Globo

Detalhes Notícia
Na segunda tentativa de debelar críticas, banco digital se compromete com 'combate ao racismo estrutural' após executiva ter dito que ação afirmativa seria 'nivelar por baixo'. Cristina Junqueira, do Nubank, no Roda Viva. Foto: Reprodução

 

 

Após a cofundadora do Nubank Cristina Junqueira se retratar publicamente depois da repercussão negativa após criar polêmica ao mencionar a dificuldade de contratar negros para cargos de liderança, a empresa postou em seu site uma carta dos três sócios fundadores se desculpando pela declarações dadas por ela ao programa Roda Viva e prometendo providências para reparar o erro.

No texto, o banco virtual diz que a diversidade “foi sempre, sim, parte da nossa cultura. O equívoco foi achar que ter o valor por si só bastava. O erro foi achar que as coisas vão se resolvendo sozinhas, pela própria comunidade de Nubankers, organicamente, sem esforços contínuos e investimentos da liderança”.

A própria empresa diz que ficou acomodada “com o progresso que tivemos nos nossos primeiros anos de vida, que se refletia em algumas estatísticas relativas à igualdade de gênero e LGBTQIA+, por exemplo, que, repetidas, mascaravam a necessidade urgente de posicionamento ativo também na pauta antirracista. Deixamos de nos questionar. Ignoramos o grande caminho que ainda tínhamos pela frente.”

Leia mais em O Globo