Porto Alegre, domingo, 29 de setembro de 2024
img

Porto de Rio Grande inaugura novo calado de 15 metros; Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Governador Eduardo Leite e o ministro Tarcísio Gomes de Freitas durante o evento FELIPE DALLA VALLE/PALACIO PIRATINI/DIVULGAÇÃO/JC

 

 

Uma cerimônia nesta segunda-feira, transmitida pela internet e realizada em Porto Alegre, oficializou a homologação do novo calado do Porto de Rio Grande. Com a remoção de mais de 16 milhões de metros cúbicos de sedimentos, o calado operacional do chamado canal interno, onde estão os terminais portuários mais importantes e com o maior fluxo de cargas, passou de 12,8 metros para 15 metros (mais do que o previsto inicialmente, que era 14,5 metros). Com isso, o complexo pode receber embarcações de até 366 metros – uma diferença de 29 metros em relação à capacidade anterior, de 337 metros.
O contrato original da dragagem foi assinado em julho de 2015 e o consórcio vencedor da disputa para realizar o serviço foi formado pelas empresas Jan de Nul do Brasil e Dragabrás, que fecharam na época o acordo por R$ 368,6 milhões (recurso proveniente da União). Porém, conforme informações do governo federal, o aporte final ficou próximo de R$ 500 milhões.

O evento, no Palácio Piratini, contou com as presenças do governador Eduardo Leite, do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, e do superintendente dos Portos do Rio Grande do Sul, Fernando Estima, entre outras autoridades.

Leia mais no Jornal do Comércio