Porto Alegre, quinta, 25 de abril de 2024
img

Eleição nos EUA: Por que os veículos de notícias têm contagens diferentes?; de O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Alguns sites projetaram vitórias em Estados em que a apuração ainda não está completamente definida, e cada um costuma usar um serviço diferente de apuração. Foto: Michael Appleton / Mayoral Photography Office

Reportagem do jornal O Estado de São Paulo trata de uma das curiosidades sobre a apuração das eleições americanas. Quem está acompanhando a eleição americana por vários sites e jornais pode estar confuso com as diferentes contagens do total dos delegados que darão a vitória a Donald Trump ou Joe Biden no colégio eleitoral.

Isso ocorre porque alguns sites de notícias projetaram vitórias em Estados em que a apuração ainda não está completamente definida, e cada veículo de informação costuma usar um serviço diferente de apuração.

Como nos EUA não há Justiça Eleitoral, nem um órgão eleitoral nacional responsável pelas eleições, cada Estado organiza seus pleitos de maneira diferente, apura os votos de maneira diferente, e os contabiliza e divulga de maneira diferente.

Depois, os resultados são enviados para o Arquivo Nacional, que audita e manda para o Congresso para validação e proclamação. Os serviços mais tradicionais são de agências de notícias como a Agence France-Presse (AFP), a Associated Press e a Reuters. Veículos americanos costumam usar também serviços como o the Cook Political Report 270toWin.

Clique aqui e leia a íntegra em O Estado de São Paulo.