Porto Alegre, quinta, 18 de abril de 2024
img

Polícia Federal instaura inquérito para apurar a invasão dos computadores do Superior Tribunal de Justiça. Outros órgãos da União e do Governo do Distrito Federal também foram atacados

Detalhes Notícia
Sede da Polícia Federal em Brasília. © Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Secretaria de Economia disse hoje que identificou uma tentativa de ataque hackers aos sistemas do governo do Distrito Federal. A pasta informou que “para garantir a segurança e integridade dos dados, tirou todos os servidores do ar”. A ação foi registrada na mesma semana em que páginas do governo federal e do Judiciário também confirmaram incidentes parecidos.  Os sistemas do Superior Tribunal de Justiça também foram atacados. Para apurar as circunstâncias da invasão, a Polícia Federal instaurou um inquérito que está em andamento na Superintendência Regional da PF no Distrito Federal.

O Ministério da Saúde informou há pouco que detectou a existência de um vírus em algumas estações de trabalho da pasta. Ainda não há indícios de que algum computador foi invadido, mas, por motivos de segurança, o Departamento de Informática do SUS bloqueou o sistema de acesso à internet. O ministério informou que os servidores não foram comprometidos, apenas enfrentam lentidão em função das medidas de seguranças tomadas.