Porto Alegre, quinta, 18 de abril de 2024
img

Trump faz alegações sem fundamento, chama votos contra ele de ilegais e diz que está sendo trapaceado; O Globo

Detalhes Notícia
Emissoras de TV interrompem transmissão do pronunciamento por considerarem mentiras uma ameaça à democracia; ex-procuradores dos EUA chamam as ameaças judiciais e alegações de fraude de 'prematuras, sem fundamento e imprudentes'. O presidente dos Estados Unidos durante pronunciamento na Casa Branca nesta quinta-feira Foto: BRENDAN SMIALOWSKI / AFP

 

 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um discurso repleto de alegações infundadas, em que chama de ilegais os votos contra si e denuncia, sem apresentar nenhuma prova, uma fraude eleitoral.

— Se você contar os votos legais, venci facilmente. Se contar os votos ilegais, eles me roubaram — afirmou.

O presidente pintou os resultados das eleições até o momento como parte de uma ampla conspiração entre autoridades eleitorais de cidades e estados, a mídia e os institutos de pesquisa.

Trump usou como argumento o fato de ter saído na frente na apuração em vários estados, como os ainda abertos Geórgia e Pensilvânia, e de ter visto sua vantagem cair conforme os votos enviados pelo correio eram apurados. Ele voltou a pedir para a contagem ser interrompida.

Leia mais em O Globo