Porto Alegre, sábado, 20 de abril de 2024
img

Líderes mundiais felicitam Biden e multidão toma as ruas dos EUA; RFI

Detalhes Notícia
Apoiadores do democrata Joe Biden comemoram com cartazes sua vitória nas eleições presidenciais dos EUA em frente ao Chase Center em Wilmington, cidade do vencedor, no estado de Delaware, em 7 de novembro de 2020. AFP

O ex-presidente Barack Obama parabenizou seu colega democrata Joe Biden por sua “vitória histórica e decisiva” neste sábado (7) nas eleições nos Estados Unidos e pediu aos cidadãos que superem as divisões e busquem “um terreno comum”. Os líderes influentes da União Europeia (UE), como o presidente da França, Emmanuel Macron, e a chanceler Angela Merkel também felicitaram Biden com entusiasmo.

“Assim que todos os votos forem contados, o presidente eleito Biden e a vice-presidente eleita (Kamala) Harris terão uma vitória histórica e decisiva”, disse Obama, antecessor de Donald Trump que teve Biden como vice-presidente por seus oito anos na Casa Branca.

Obama reconheceu que Biden, de 77 anos, enfrentará “uma série de desafios extraordinários que nenhum outro presidente recém-eleito jamais enfrentou – uma pandemia aguda que assola o país, uma economia e um sistema judicial muito desiguais, uma democracia em risco e o perigo climático”.

Da França, Macron escreveu: “Os americanos nomearam seu presidente. Parabéns JoeBiden e KamalaHarris! Temos muito que fazer para enfrentar os desafios de hoje. Vamos agir juntos! “, O presidente francês reagiu por meio de um tuítet.

Leia mais em RFI