Porto Alegre, sexta, 19 de abril de 2024
img

Alemanha se prepara para grandes protestos anticonfinamento; Deutsche Welle

Detalhes Notícia
Em Leipzig, no leste alemão, movimento Querdenken organiza manifestação de massa contra medidas do governo. Sob o pretexto de defender as liberdades constitucionais, o grupo reúne extremistas e teóricos de conspiração. Manifestantes carregam cartaz com dizeres: Não a vacinações forçadas anticorona, Não ao 5G, Não à conexão humanos-IA . @Sachelle Babbar/Zuma Wire/Zuma Press/@picture alliance

 

 

Manifestações contra as medidas de contenção da covid-19 são agora parte do panorama político da Alemanha. Porém quando começaram, em junho, muitos ficaram chocados ao ver dezenas de milhares de cidadãos reunindo-se regularmente em diversas partes do país, enquanto ganhava impulso o movimento conhecido como Querdenken 711 (“pensamento lateral”, seguido do prefixo telefônico de Stuttgart, onde o grupo se formou).

Contando no momento com ramificações em mais de 50 cidades, o movimento alega, em seu site, ter como principal meta proteger os direitos assegurados na Lei Fundamental, a Constituição alemã, em especial as liberdades de opinião, expressão e reunião.

Mas os “querdenker” também se tornaram mais agressivos. “Estamos vendo um clima cada vez mais acalorado nos protestos do coronavírus”, comentou à agência de notíciais DPA Martin Pallgen, porta-voz do Ministério do Interior da Alemanha. “Há sobretudo uma atitude mais forte, verbalmente mais agressiva, entre os negacionistas da pandemia em relação a policiais, manifestantes contrários e representantes da mídia.”

Leia mais em Deutsche Welle