Porto Alegre, terça, 01 de outubro de 2024
img

Espólio de Ibsen e Laila Pinheiro vai a leilão. 310 lotes de objetos pertencentes ao casal receberão lances nos dias 08 e 09 de dezembro

Detalhes Notícia
Ibsen Pinheiro Foto: Fábio Pozzebom/ Agência Brasil © Fábio Pozzebom/Agência Brasil

 

 

Político, jornalista,  promotor do Ministério Público do Rio Grande do Sul e dirigente do Sport Club Internacional, Ibsen Pinheiro teve uma vida rica de histórias e muitas delas perpetuadas em objetos junto com a esposa.  Agora, uma parte do que Ibsen e Laila construíram juntos vai a leilão organizado por Daniel Chaieb. São peças das mais genéricas às mais pessoais, quase todas carregadas de história e lembranças.

Morto em 24 de janeiro, aos 84 anos, o ex-deputado Ibsen Pinheiro (MDB-RS). Ibsen foi presidente da Câmara dos Deputados entre 1991 e 1993, quando conduziu o início do processo de impeachment do então presidente Fernando Collor, em 1992. Nascido em São Borja em 5 de julho de 1935, Ibsen foi deputado federal por quatro mandatos, de 1983 a 2011, sempre pelo PMDB. Como deputado constituinte (1987), ajudou a elaborar a atual Constituição, promulgada em outubro de 1988. O filho Márcio Pinheiro explica o motivo de leiloar pertences do casal Ibsen e Laila Pinheiro, “Por questões físicas e afetivas, seria impossível manter tudo o que foi acumulado pelo meus pais nos quase 50 anos em que eles viveram juntos. Assim, a decisão foi dividir o que parecia ser indivisível como forma de multiplicar o que foi reunido. E para alguém como eu, que sabe o valor da memória, foi a melhor maneira que encontrei para que eles sejam lembrados – e permaneçam vivos.”

Quem quiser garantir uma das 310 peças que fizeram parte da vida de Ibsen e Laila pode conferir o catálogo clicando no link.

 

Exposição

De segunda a sexta-feira até o dia do Leilão, das 8h30min às 12h e das 13h30min às 18h (somente dias de semana).

Endereço: Rua Câncio Gomes, 661 – Floresta – Porto Alegre – RS

Leilão

Dia 08 e 09 de Dezembro de 2020

Terça e Quarta-feira às 14h