Porto Alegre, terça, 01 de outubro de 2024
img

Governo francês tenta tranquilizar população diante de aparecimento de casos de gripe aviária no país; RFI

Detalhes Notícia
Criadores de patos do Sudoeste da França foram atingidos entre 2015-2016 e 2016-2017, por epidemias de gripe aviária. © GAIZKA IROZ / AFP

 

 

Às vésperas das festas de fim de ano, quando aumenta o consumo de foie gras e peru, o governo francês tenta tranquilizar a população diante do aparecimento de focos de gripe aviária no país. Casos da doença foram detectados nos últimos dias na Córsega e em Yvelines.

O ministro da Agricultura e da Alimentação da França, Julien Denormandie, garantiu neste sábado (21) que não existe nenhum risco de transmissão de gripe aviária ao homem, por via alimentar. “Ainda que vocês escutem que existem focos de gripe aviária, não existe absolutamente nenhum risco. Continuem a comer pato, frango e ovos”, afirmou Denormandie em entrevista à rádio francesa Europe 1.

Um segundo caso de gripe aviária foi detectado quinta-feira (19) na França, em um pet shop situado em Yvelines, nas proximidades de Paris, três dias depois do anúncio de um primeiro foco na Córsega.

Uma investigação teria estabelecido um vínculo entre os dois casos, através do transporte dos animais, uma hipótese que ainda não foi confirmada oficialmente, indicou na sexta-feira (20) o ministério da Agricultura. Os serviços de Estado buscam encontrar outros eventuais destinos do transportador, cuja origem também ainda não foi estabelecida.

Leia mais em RFI