Porto Alegre, sábado, 20 de abril de 2024
img

Dinamarca vai encerrar exploração de petróleo em 2050; Deutsche Welle

Detalhes Notícia
Maior produtor da União Europeia, país quer alcançar neutralidade de emissões até 2050. Decisão é anunciada depois de empresa francesa Total também desistir de leilão no Mar do Norte. A produção de petróleo está em queda na Dinamarca já há alguns anos. https://static.dw.com/image/55822935_403.jpg

 

 

A Dinamarca vai encerrar a exploração de petróleo no Mar do Norte até 2050. O governo e vários partidos da oposição chegaram a um acordo sobre a medida, aprovada pelo Parlamento nesta quinta-feira (03/12).

A decisão foi tomada depois de a empresa francesa Total ter anunciado, há alguns meses, que retirava a sua oferta para o oitavo leilão de licenciamento, tal como fizeram outras duas das quatro empresas inicialmente interessadas, deixando apenas uma concorrente.

Com a decisão, o oitavo leilão foi cancelado, bem como qualquer outro que estivesse previsto para mais tarde.

Com a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), a Dinamarca passou a ser a maior produtora de petróleo do bloco, com cerca de 100 mil barris por dia. O Reino Unido produz cerca de 1 milhão de barris por dia, e a Noruega, maior produtora de petróleo da Europa, cerca de 1,4 milhão.

“Estamos encerrando definitivamente a era fóssil”, disse o Ministro da Energia, Dan Jörgensen, que lembrou que o país quer alcançar a neutralidade de emissões até 2050.

Leia mais em Deutsche Welle