Os manifestantes, a maioria sem máscara, desafiaram as recomendações das autoridades e desfilaram neste sábado (3) nas ruas de Stuttgart contra as medidas sanitárias adotadas pelo governo. Ao mesmo tempo, o governo levanta a necessidade de reforçar as restrições para frear a terceira onda da pandemia de Covid-19.
Os milhares de manifestantes ignoraram todos os pedidos feitos pelas autoridades para que respeitassem as regras sanitárias em vigor, como o uso de máscara e o distanciamento social, indicou a polícia alemã em um comunicado. Eles fizeram uma passeata do centro de Stuttgart até uma praça no nordeste da cidade, relatou um jornalista da AFP. Nenhum incidente grave foi registrado.
O movimento contrário às medidas adotadas para limitar a propagação do conronavírus foi batizado de “Querdenken”, ou ”anticonformista”. Seus integrantes protestam regularmente na Alemanha desde o início da pandemia. Ele atira principalmente partidários da extrema esquerda ou da extrema direita, adeptos das teorias de complô e antivacinas.
Em 20 de março, uma manifestação em Kassel, que reuniu cerca de 20.000 pessoas, terminou em confrontos com a polícia e vários detidos.
Leia mais em RFI