Porto Alegre, sexta, 11 de outubro de 2024
img

Guillermo Lasso vence o correísta Arauz e será o novo presidente do Equador; O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Candidato conservador e pró-mercado havia perdido votação no primeiro turno, mas vinha em ascensão para o segundo; ele não contará com maioria legislativa. O candidato Guillermo Lasso, candidato do movimento Creo e do Partido Social Cristão, representa a opção conservadora e de centro-direita Foto: Jose Sanchez Lindao/AFP

 

 

O candidato liberal Guillermo Lasso venceu o segundo turno das eleições no Equador neste domingo, 11, e será o novo presidente do país. A disputa acirrada colocou em jogo o retorno ao “Socialismo do Século 21” da década anterior ou a manutenção das políticas pró-mercado dos últimos quatro anos, em meio aos esforços do país andino para reanimar sua economia estagnada.

Apurados 98% dos votos, o ex-banqueiro tinha 52,51% dos votos, um total de 4,4 milhões de votos. Seu rival, o populista Andrés Arauz, tinha 47,49%, ou 3,98 milhões de votos. Arauz admitiu sua derrota antes mesmo do final da apuração: “Eu o felicitarei (a Lasso) pelo triunfo eleitoral obtido hoje e lhe demonstrarei nossas convicções democráticas”.

“Este é um dia histórico, um dia em que todos os equatorianos decidiram seu futuro, manifestaram com seu voto a necessidade de mudança e o desejo de melhores dias para todos”, festejou Lasso perante seus seguidores reunidos em Guayaquil, onde vive.

“Em 24 de maio assumiremos com responsabilidade o desafio de mudar o destino de nossa pátria e obter para todos o Equador de oportunidades e de prosperidade que todos desejamos”, afirmou o ex-banqueiro ao se proclamar presidente eleito.

Leia mais em O Estado de São Paulo