Porto Alegre, quinta, 09 de maio de 2024
img

França acelera vacinação a partir de 55 anos com lote antecipado da Johnson & Johnson; RFI

Detalhes Notícia
Um vacinódromo contra a Covid-19 instalado em um salão de exposições em Nice, no sul da França. AFP - VALERY HACHE

 

 

Todos os franceses com 55 anos ou mais serão elegíveis para a vacinação a partir desta segunda-feira (12) com o imunizante da AstraZeneca ou a vacina da Johnson & Johnson, anunciou o ministro da Saúde da França, Olivier Véran, no Journal du dimanche. Para agilizar a vacinação, o intervalo de injeção da 2ª dose será estendido para os imunizantes da Pfizer/BioNTech e da Moderna, vacinas atualmente reservadas para maiores de 70 anos ou pessoas com comorbidades, anunciou ainda o ministro.

“A partir de amanhã, todos os franceses com mais de 55 anos poderão receber a AstraZeneca”, anunciou o ministro da Saúde Olivier Véran no Journal du dimanche. Eles também poderão receber o imunizante da Johnson & Johnson, entregue na França a partir desta segunda-feira (12) e oferecido, “pela consistência e preocupação com a eficiência, a todos os mais de 55 anos, com ou sem comorbidades”.

Desde 19 de março, a França reserva a vacina do laboratório anglo-sueco AstraZeneca por pessoas com mais de 55 anos, após casos raros, mas graves, de distúrbios de coagulação observados apenas em pacientes mais jovens. Mas, antigamente, os candidatos precisavam ter fatores comórbidos para se qualificar para a vacinação.

A vacina fabricada pela Janssen-Cilag (grupo Johnson & Johnson) foi autorizada pela França desde 12 de março. O ministro indicou que a primeira entrega seria de “200 mil doses”, “com uma semana de antecedência”. “Estamos expandindo a vacinação”, disse Véran.

Citando as outras duas vacinas autorizadas na França, o ministro lembrou “o anúncio da extensão da campanha de vacinação da Pfizer e da Moderna para todos os maiores de 60 anos a partir de 16 de abril”.

Leia mais em RFI