A tensão cresce em Jerusalém após três noites de confrontos entre a polícia israelense e manifestantes palestinos que continuaram nesta segunda-feira (10). O temor é que os confrontos que começaram na sexta-feira passada, 7 de maio, descambem para mais uma onda de muita violência entre palestinos israelenses nesse conflito de décadas que, mesmo quando parece dormente, sempre tem o potencial de vir à tona.
As últimas noites foram de embates em Jerusalém, que ecoaram na Cisjordânia e na fronteira com a Faixa de Gaza. Nesta segunda-feira, o palco dos confrontos foi a Esplanada das Mesquitas. A polícia usou bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha contra os manifestantes, que revidaram com pedras. Pelo menos 215 pessoas ficaram feridas e dezenas foram hospitalizadas, algumas delas em estado grave.
Nos arredores do local, um carro que transportava um grupo de palestinos também foi alvo de ataques. Diante da violência, o Conselho de Segurança da ONU deve se reunir nesta segunda-feira, a pedido da Tunísia.
Leia mais em RFI