Porto Alegre, quarta, 16 de outubro de 2024
img

Em um mês, Brasil vacinou contra gripe 11,4% do público-alvo da campanha, e baixa adesão preocupa; O Globo

Detalhes Notícia
Rio de Janeiro é o segundo estado com pior índice. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante o lançamento da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

 

 

Um mês após o início da campanha de vacinação contra a gripe, o Brasil imunizou apenas 11,4% dos 79,7 milhões que fazem parte da população-alvo da campanha. Na primeira etapa, iniciada em 12 de abril e encerrada em 10 de maio, foram convocadas 25,1 milhões de pessoas, entre crianças (de seis meses a menores de 6 anos), gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde. Deste grupo prioritário, 7,9 milhões receberam o imunizante. Dentro deste público, a cobertura vacinal foi de 31,4%.

A meta é chegar, até 9 de julho, a 90% do total do público a que a campanha se destina. Para isso, os integrantes da primeira fase que ainda não compareceram devem procurar os postos de vacinação o quanto antes. Historicamente, crianças e gestantes estão entre os grupos com menos engajamento na campanha, mas, ainda assim, destacam especialistas, o desempenho deste ano é muito abaixo da média.

Leia mais em O Globo