A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulgou nesta terça-feira, 25, o balanço com as principais demandas da população pelos canais de atendimento ao cidadão. De 16 a 23 de maio o sistema recebeu mais de 17 mil ligações. As demandas mais recorrentes são relacionadas à saúde.
“Nesta semana a vacinação da primeira dose para pessoas com comorbidades foi a principal dúvida das pessoas, assim como os locais para tomar a segunda dose da CoronaVac”, relata o titular da SMTC, Gustavo Ferenci.
Informações sobre falta de água, horários e itinerários de ônibus e informações sobre tributos da fazenda, como o parcelamento de IPTU, segunda via de dívida ativa e horário de atendimento também são dúvidas recorrentes. Já para a abertura de protocolos, a maior parte são os ligados a serviços de água e esgoto, serviço pluvial, descarte irregular de resíduos e vistoria de árvores.
Aplicativo – Uma das principais ferramentas de atendimento da prefeitura é o aplicativo #EuFaçoPOA, que vem passando por atualizações para oferecer serviços públicos com mais qualidade. Com celulares Android ou Apple, basta baixar o aplicativo e entrar através das redes sociais. Os upgrades no aplicativo foram desenvolvidos pela equipe da Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa).
Ouvidoria – A Ouvidoria-Geral do Município, vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 17 a 23 de maio foram feitas 126 interações pelo sistema pelo me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos.
Conforme o coordenador da Ouvidoria-Geral, Marcos Caetano Corrêa, a maior parte das demandas diz respeito a Iluminação pública e poda de árvore – SMSURB; água e esgoto – DMAE; Fiscalização de obra, de poluição sonora e de atividade comercial – Diretoria Geral de Fiscalização/SMSEG; Limpeza Urbana – DMLU; Consultas Médicas e Vacina COVID-19 – SMS e Trânsito e transporte – EPTC.