Porto Alegre, quarta, 24 de abril de 2024
img

Por que bispos americanos querem impedir Biden de comungar; BBC

Detalhes Notícia
O papa Francisco e Joe Biden, que na época era vice-presidente dos Estados Unidos, em foto de setembro de 2015, durante visita do pontífice a Washington CRÉDITO,WHITE HOUSE/DAVID LIENEMANN

 

 

Quando Joe Biden assumiu a presidência dos Estados Unidos, em janeiro deste ano, ele se tornou apenas o segundo católico em toda a história americana a ocupar o cargo. O primeiro havia sido John Kennedy, que governou o país de 1961 a 1963.

Mas enquanto muitos católicos celebraram a vitória de Biden, sua presença na Casa Branca gerou o que alguns bispos americanos descrevem como situação “difícil”: Biden apoia o direito ao aborto, que é legal nos EUA, mas condenado pela Igreja Católica.

Essa postura levou parte da liderança da Igreja americana a propor que Biden — um católico fervoroso, que vai à missa todos os domingos, costuma citar passagens bíblicas e o papa Francisco em seus discursos e já afirmou que sua fé católica serve como “âncora” – e outros políticos que defendam o direito ao aborto sejam impedidos de receber a comunhão.

Leia mais em BBC