Porto Alegre, quarta, 24 de abril de 2024
img

Com atual ritmo de vacinação contra a Covid-19, Brasil é capaz de frear vírus até dezembro; O Globo

Detalhes Notícia
Com 989,5 mil doses por dia em média, em 5/12, o país terá vacinado com as duas doses, 70% da sua população, limiar estimado para a chamada imunidade coletiva. Vacinação em posto montado no Palácio do Catete, no Rio Foto: Hermes de Paula / Agência O Globo

 

 

Se o Brasil continuar aplicando vacinas contra Covid-19 no ritmo alcançado em junho, com 989,5 mil doses por dia em média, em 5 de dezembro o país terá vacinado plenamente, ou seja, com as duas doses, 70% da sua população: o limiar estimado para a chamada imunidade coletiva, capaz de frear a taxa de contágio da pandemia.

Apesar de ter começado a campanha com um quinto dessa velocidade e ter oscilado até aqui, especialistas acreditam que agora existem condições para que esse ritmo se mantenha e talvez seja até ampliado.

— Tendo vacina disponível, tenho certeza de que a gente consegue manter esse ritmo — afirma Juarez Cunha, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). — A campanha de vacinação da gripe está terminando agora, e vai livrar uma força de trabalho para cuidar da vacinação de Covid-19. Além disso, agora estamos vacinando por critério de idade, que é bem mais fácil de administrar do que o das comorbidades, que envolve exames, atestados.

Leia mais em O Globo