Porto Alegre, quinta, 25 de abril de 2024
img

Leis 'permissivas' e projetos 'lamentáveis' refletem falta de segurança do país, diz Paulo Storani; Sputnik News

Detalhes Notícia
Agência Brasil / Fernando Frazão

 

 

O ex-subcomandante do BOPE, Paulo Storani, que inspirou o personagem Capitão Nascimento nos cinemas, comenta falta de segurança no Brasil e o ranking Global Peace Index no qual o país está atrás de Azerbaijão e Belarus.

Segundo o Global Peace Index, a situação de segurança mundial se manteve relativamente estável nos últimos anos. O Brasil, no entanto, sofreu uma queda em sua posição relativa e caiu para a 128ª posição, abaixo de países como o Azerbaijão e a Belarus, que recentemente passaram por graves crises políticas e conflitos internos. A pesquisa mostra que cerca de 83% dos brasileiros estão preocupados com a violência, um índice considerado altíssimo.

O ex-subcomandante do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (BOPE), antropólogo e pesquisador de ciências policiais na Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, Paulo Storani comentou alguns pontos sobre segurança pública em entrevista à Sputnik Brasil. Na visão de Storani, o que faltou ao Brasil ao longo dos anos foi o endurecer da legislação de execução penal.

Ele, que também já foi secretário Municipal de Segurança Pública da Prefeitura de São Gonçalo, região metropolitana do Rio, e uma das inspirações do personagem Capitão Nascimento nos cinemas, disse considerar as aplicação de pena muito brandas em território nacional.

Leia mais em Sputnik News