Porto Alegre, sexta, 19 de abril de 2024
img

Porto Alegre: Prefeitura e associação da Restinga debatem novo modelo de gestão para parque industrial

Detalhes Notícia
Foto: Giulian Serafim / PMPA

 

A prefeitura e integrantes da Associação do Comércio e Indústria da Restinga (ACIR) se reuniram, na tarde desta terça-feira, 29,  no Instituto Caldeira, para ouvir as demandas dos moradores do bairro e discutir um novo modelo de gestão para o parque industrial da região. O encontro foi coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET).

“O objetivo de reunir todos vocês é para que possamos identificar o que cada um de nós, o que cada secretaria, e o que podemos fazer juntos para solucionarmos estes problemas”, afirma o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Lorenzoni.

A diretora executiva da associação, Aline Colombo, diz que apesar dos desafios há um grande interesse de investidores na região. “Temos uma lista de oito empresas com intenção de investir no nosso parque, mas para isso precisamos recuperar a autoestima da Restinga”, ressalta a diretora.

Lorenzoni coordenou a reunião. Foto: Giulian Serafim / PMPA

Entre os problemas apontados pela associação estão as invasões na área nobre do distrito, problemas com o descarte irregular de lixo e o furto de fios e cabos de energia elétrica. “Temos centenas de ocupações irregulares na cidade, incluindo áreas pertencentes ao Parque Industrial da Restinga. Estamos dialogando com empresários da região e buscaremos, também junto com os moradores, a saída que for melhor para todos dentro das nossas possibilidades de atuação”, destaca o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado.

Ao final do encontro ficou definido que cada pasta irá verificar o que pode ser feito em relação aos problemas e caberá à SMDET fazer a interlocução com a comunidade.

Projeto – A prefeitura, por meio da SMDET, elaborou um projeto para transformar o Parque Industrial da Restinga em um Parque do Empreendedor. “Nosso grande desafio é organizar a gestão do Parque Industrial da Restinga. Sempre existiu uma expectativa muito grande em relação à região, mas nunca foi realizado um planejamento adequado para o desenvolvimento do espaço”, acrescentou Lorenzoni.

O secretário explica que existe um projeto de lei que prevê a remodelagem do parque e que o foco é que empresas dos setores de serviço e logística também se instalem no bairro. “A exemplo do modelo estadual, pretendemos dar fim ao processo de licitação para a venda de lotes”, completa Lorenzoni.

Também participaram do encontro: o secretário-adjunto de Governança Local e Coordenação Política, Luciano Marcantônio; o secretário de Segurança, Mário Ikeda; diretor do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) Paulo Marques; diretor do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Alexandre Garcia; diretor da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Cirilo João Faé; vereadora Comandante Nádia, entre outros.