Porto Alegre, terça, 16 de abril de 2024
img

TJRS está entre os Tribunais de Justiça mais transparentes do Brasil em ranking do CNJ

Detalhes Notícia
Ministro Luiz Fux abriu a 2ª Reunião Preparatória para o 15º Encontro Nacional do Poder Judiciário Créditos: YouTube/CNJ

 

 

A 2ª Reunião Preparatória para o 15º Encontro Nacional do Poder Judiciário, liderada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça, Ministro Luiz Fux, premiou os tribunais pela performance no Ranking Transparência. O Tribunal de Justiça do RS (TJRS) alcançou posição de destaque no segmento em que atua, com pontuação de 94,2%, ficando em 1º lugar entre os Tribunais de Justiça de Grande Porte e em 8º no segmento Justiça Estadual, empatado com TJMT e TJPE. Este percentual é o melhor resultado obtido pelo TJRS desde a primeira edição do Ranking Transparência em 2018, demonstrando a constante evolução neste quesito.

Nas palavras da Juíza-Assessora da Presidência e coordenadora da Assessoria de Assuntos Estratégicos (ASSSEST), Eliane Garcia Nogueira, o excelente resultado evidencia os esforços da Administração em prol da transparência, prestação de contas e comunicação efetiva com a sociedade, valores que norteiam a gestão do Desembargador Voltaire de Lima Moraes. A magistrada também agradece a colaboração de todas direções, assessorias e unidades, as quais foram fundamentais para o alcance deste resultado.

O ranking é realizado anualmente e busca valorizar os tribunais e conselhos que mais se destacam no fornecimento de informação de forma clara e organizada. Os itens sob avaliação estão distribuídos em nove temas compostos por 83 perguntas, como por exemplo, se os órgãos publicam: os objetivos estratégicos, metas e indicadores; os levantamentos estatísticos sobre a atuação do órgão; o calendário das sessões colegiadas; a ata das sessões dos órgãos colegiados; o campo denominado ‘Serviço de Informações ao Cidadão’ na página inicial; informações sobre licitações e contratos, entre outros.

A Coordenadora de Imprensa, Adriana Arend, destaca que esse é o resultado da política de comunicação instituída pelo Tribunal gaúcho, que prioriza a objetividade e transparência. “Esse reconhecimento é fruto da excelência do trabalho desenvolvido pelos profissionais do TJ, que primam pela exatidão das informações prestadas, cabendo ao setor de Imprensa organizar a publicação dos conteúdos e sua respectiva identificação visual no site e demais canais de comunicação do TJRS – com parceria e execução da Direção de Informática.”

Para saber mais sobre a premiação, acesse o Portal CNJ através do link a seguir:

Ranking da Transparência 2021

A iniciativa objetiva reconhecer e estimular o aperfeiçoamento da transparência dos órgãos da Justiça Brasileira e foi instituída pela Resolução CNJ nº 260/2018 e pela Portaria nº 101/2021 do CNJ.