Porto Alegre, sábado, 20 de abril de 2024
img

“Era de uma magnitude tão inimaginável, que meu raciocínio travou”, diz brasileiro que presenciou 11/9 em Nova York; RFI

Detalhes Notícia
As torres gêmeas do World Trade Center em chamas, depois de terem sido atingidas por aviões sequestrados por terroristas da rede Al Qaeda em 11 de setembro de 2001. AP - Richard Drew

Neste sábado (11), os Estados Unidos vão lembrar os 20 anos dos ataques do 11 de setembro de 2001. O maior atentado terrorista em território americano mudou o curso da história no país e no mundo. O brasileiro Hélio Bodini, radicado há anos em Nova York, presenciou os ataques contra as torres gêmeas do World Trade Center. Nesse podcast especial da RFI, ele lembra que “a magnitude [da tragédia] era tão inimaginável que travou o raciocínio” dele.

Eram pouco mais de 9h da manhã (pelo horário local) de 11 de setembro de 2001 quando Hélio Bodini, depois de ouvir a notícia dos ataques pela TV, subiu ao terraço de seu prédio em Nova York. O primeiro avião pilotado por um terrorista da Al Qaeda havia atingido a torre norte às 8h46, e o segundo alvejou a torre sul às 9h03.

“Conseguíamos ver as torres gêmeas enfumaçadas, a fumaça saindo. E aí rolou um branco na cabeça de pelo menos 20 a 30 minutos. Eu nunca senti isso na vida. Não conseguia formar uma opinião, tipo: é verdade? É a televisão? É a mídia? Isso está realmente acontecendo? O que é isso? Porque era de uma magnitude tão inimaginável que o nosso raciocínio travou por completo”, recorda Bodini. Agora, o 11 de setembro tem um triplo significado para o brasileiro: é seu aniversário, o dia em que chegou aos Estados Unidos e os atentados.

Leia mais em RFI