Porto Alegre, terça, 16 de abril de 2024
img

Senadores pedem a Lewandowski que reveja decisão ou leve ao plenário do STF pedido para obrigar Alcolumbre a pautar sabatina de André Mendonça; O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Ministro do Supremo Tribunal Federal concluiu que análise da indicação é assunto interno do Senado Federal e não cabe intervenção do Judiciário. O presidente Jair Bolsonaro e o ex-ministro da AGU, André Mendonça. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Jorge Kajuru (Podemos-GO) entraram nesta quinta-feira, 16, com um recurso para tentar reverter a decisão individual do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), que rejeitou o pedido feito por eles para obrigar o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a marcar a sabatina de André Mendonça para a vaga aberta na Corte.

Documento

Os parlamentares sugerem duas alternativas: que Lewandowski reveja a própria decisão ou envie o processo para julgamento colegiado no plenário do tribunal. Ao decidir sobre o caso no início da semana, o ministro concluiu que a análise da indicação é assunto interno do Senado Federal e não cabe intervenção do Judiciário.

No recurso enviado ao STF, Alessandro Vieira e Jorge Kajuru sustentam que o regimento interno do Senado está sendo ‘ignorado’ por Alcolumbre, por isso seria necessário o controle judicial.

Leia mais em O Estado de São Paulo