Porto Alegre, quinta, 25 de abril de 2024
img

Porto Alegre: Placa em homenagem ao arquiteto Jaime Lerner é instalada no trecho 3 da Orla do Guaíba

Detalhes Notícia
Novo espaço será entregue dia 23 e terá o nome do urbanista que projetou a revitalização. Alex Rocha/PMPA

 

 

Uma placa em homenagem ao arquiteto e urbanista Jaime Lerner, autor do projeto de revitalização da Orla do Guaíba, foi descerrada neste sábado, 16. A homenagem ao arquiteto, falecido em maio deste ano, foi proposta pela equipe da Secretaria de Obras e Infraestrutura (Smoi) e do consórcio ACA/RGS executor da obra do trecho 3. (fotos)

O prefeito Sebastião Melo, acompanhado do secretário da Smoi, Pablo Mendes Ribeiro, e do vereador Ramiro Rosário, participou do evento que contou com a presença da filha do homenageado, Ilana Lerner, vinda a Porto Alegre para conhecer o trecho 3. “A memória de Jaime Lerner merece todo o reconhecimento da nossa cidade. Seu olhar inovador ajudou a transformar a relação dos moradores com a orla”, afirmou o prefeito.

Durante a visita, Ilana Lerner destacou a importância do parque como um espaço inteiramente voltado para as pessoas, focado na convivência, no lazer e sobretudo no orgulho e identidade com a cidade. “O trecho 3 da Orla representa muito do que meu pai acreditava na sua visão de transformação da cidade. Fico imensamente feliz de ver essa obra tão linda e tão bem realizada. Uma alegria enorme ter o nome dele vinculado a um espaço tão especial. Obrigada, em nome de toda a nossa família, à cidade de Porto Alegre”, destacou.

Com 1,6k m de extensão o trecho 3 da Orla do Guaíba é mais um projeto executado na Capital gaúcha que é de autoria de Jaime Lerner, assim como o trecho 1, a Orla Moacyr Scliar. “Alguns dos mais belos sentimentos são os de gratidão e reconhecimento. A homenagem que fizemos hoje e todas as que forem feitas a Jaime Lerner são sinônimo disso. Muito respeito, admiração e gratidão pelo grande homem e profissional que ele foi, eternizado na nossa Orla” destacou Pablo Mendes Ribeiro. O trecho 3 contou com investimento de R$ 53,4 milhões e será aberto ao público no próximo dia 23.

O arquiteto deve ser homenageado ainda através de um projeto do Executivo Municipal, em parceria com o vereador Ramiro Rosário, que dará ao parque da Orla trecho 3 o nome de Jaime Lerner. “É uma homenagem da cidade a este homem que deixou um gigantesco legado para o Brasil, para o Estado do Paraná e em especial para nossa Porto Alegre. Através de seu trabalho, escreveu seu nome em nossa história”, afirmou Ramiro.