Porto Alegre, quinta, 25 de abril de 2024
img

Empresário ligado a Maduro é extraditado aos EUA, e Venezuela suspende negociações com oposição; Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Alex Saab é acusado de corrupção em Miami; em resposta, Caracas deteve executivos americanos. Cartaz colado em rua de Caracas pede a libertação do empresário Alex Saab - Yuri Cortez/AFP

 

 

Preso desde o ano passado por acusações de corrupção, o empresário colombiano Alex Saab, considerado testa de ferro do ditador Nicolás Maduro, foi extraditado de Cabo Verde para os Estados Unidos neste sábado (16).

O governo em Caracas reagiu. Em comunicado oficial, denunciou o que chamou de “sequestro do diplomata venezuelano Alex Saab pelo governo dos Estados Unidos em cumplicidade com autoridades cabo-verdianas”. Saab recebeu nacionalidade venezuelana e o título de embaixador já depois de preso.

Além disso, o regime de Maduro anunciou que vai interromper o diálogo com a oposição do país, que estava previsto para ser retomado neste domingo (17) na Cidade do México. Saab havia sido nomeado membro da equipe do governo nas negociações com a oposição.

O empresário e seu sócio Álvaro Pulido, cujo paradeiro é desconhecido, são acusados nos Estados Unidos de dirigir uma rede que explorava um programa de distribuição de comida na Venezuela. Eles são acusados de transferir cerca de US$ 350 milhões para contas que controlavam nos Estados Unidos e em outros países, e podem ser condenados a até 20 anos de prisão.

Leia mais na Folha de São Paulo