A diretora técnica da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Sula Alves, destacou desafios e iniciativas focadas na governança e sustentabilidade da avicultura e da suinocultura do Brasil, em evento realizado no dia 3 de outubro nos Emirados Árabes Unidos. Ela foi palestrante no Fórum Econômico de Sustentabilidade sobre o Brasil e a região Amazônica, organizado pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira em parceria com autoridades brasileiras e emiradenses.
No painel sobre “Parceria em Inovação e Tecnologias Digitais para um Desenvolvimento Sustentável”, que também contou com a participação de representantes de empresas árabes e do Diretor de Negócios da Apex-Brasil, Lucas Fiuza, Sula destacou os pontos-chave da sustentabilidade setorial e as razões pelas quais o país consegue produzir de forma sustentável carne de frango. “Há uma clara aptidão do Brasil para ser provedor de alimentos para o mundo. Isto começa com as condições climáticas e o consequente favorecimento de uma produção sustentável: abundância de insumos somado a uma vocação natural”, disse.
A diretora da ABPA também reforçou a importância do Brasil como parceiro estratégico para complementar a oferta de carne de frango nos diversos mercados. “Segurança alimentar é uma das maiores formas de colaboração do Brasil para a agenda 2030: alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável passa pela fome zero. Acabar com a fome é um dos 17 ODS e o Brasil faz sua parte ao oferecer proteína animal de qualidade e acessível a mais de 150 países”, reforçou. Sula também destacou oportunidades de intercâmbios de informação e tecnológicos como forma de aprofundamento de parcerias estratégicas entre as duas nações.
SOBRE A EXPO 2020 DUBAI – Evento adiado devido à pandemia global de Covid-19, a Expo 2020 Dubai teve início neste mês e deve seguir até 31 de março de 2022. Milhões de pessoas de todo o mundo devem visitar os espaços das 191 nações participantes do evento, com exposições temáticas com foco em Sustentabilidade, Mobilidade e Oportunidades, além da plataforma especial “Programas para as Pessoas e o Planeta”. Saiba mais em www.expo2020dubai.com
SOBRE A ABPA – A ABPA é a representação político-institucional da avicultura e da suinocultura do Brasil. Congrega mais de 140 empresas e entidades dos vários elos de ambos os setores, responsáveis por uma pauta exportadora superior a US$ 8 bilhões. Sob a tutela da ABPA está a gestão, em parceria com a Apex-Brasil, das quatro marcas setoriais das exportações brasileiras de aves, ovos e suínos: Brazilian Chicken, Brazilian Egg, Brazilian Breeders, Brazilian Duck e Brazilian Pork. Por meio das marcas setoriais, a ABPA promove ações especiais em mercados-alvo e divulga os diferenciais dos produtos avícolas e suinícolas do Brasil — como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção — e fomenta novos negócios para a cadeia exportadora de ovos, de material genético e de carnes de frangos e de suínos.