Porto Alegre, terça, 23 de abril de 2024
img

Porto Alegre: Melo debate retomada do desenvolvimento social e econômico com empresários

Detalhes Notícia
Prefeito falou sobre as reformas estruturantes, como redução de impostos e taxas para empreender. Mateus Raugust/PMPA

 

 

As estratégias para uma prefeitura facilitadora da inovação na cidade foram apresentadas pelo prefeito Sebastião Melo a líderes empresariais da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA) nesta terça-feira, 19. No primeiro evento presencial desde o início da pandemia, a entidade pautou os desafios para a retomada do desenvolvimento social e econômico durante a tradicional reunião-almoço Menu Poa.

“Os 250 anos de Porto Alegre precisam ser de virada de chave. Estamos na era da inovação, e é a inovação que transforma a vida das cidades e das pessoas para melhor. Nosso governo é e será cada vez mais facilitador, porque as mudanças precisam sair do papel”, – Prefeito Sebastião Melo.

O prefeito ainda ressaltou as reformas estruturantes que a prefeitura está produzindo, como redução de impostos e taxas para empreender, Lei da Liberdade Econômica, Plano Diretor para o Centro, Reforma da Previdência, revitalização do 4º Distrito, entre outras.

Vacinação – Sobre a retomada das atividades na Capital, o prefeito reforçou que a prioridade da gestão sempre foi a vacinação com a máxima agilidade. “A vacina salva vidas e o emprego daquelas pessoas que trabalham para levar comida às suas famílias. Enquanto avançamos na vacinação, trabalhamos para criar os melhores parâmetros para que Porto Alegre seja um porto seguro para as pessoas que aqui trabalham, empreendem e investem. Não se faz proteção social sem desenvolvimento econômico”, afirmou.

Os cuidados com a cidade, a mobilização para adoção de espaços públicos e os investimentos em infraestrutura e zeladoria também foram abordados. “Cuidar da cidade é responsabilidade da prefeitura, mas que pode e deve ser compartilhada com os moradores e a inciativa privada. As parcerias são o caminho”, disse.

O presidente da associação, Paulo Afonso Pereira, reforçou a relevância de realizar a primeira edição do Menu Poa após mais de 18 meses do último encontro. “No retorno das nossas atividades presenciais, era fundamental colocar em pauta a nossa cidade. E são muitas iniciativas que estão acontecendo para fazer a diferença”, ressaltou, lembrando a acolhida de contribuições da entidade por parte da gestão.

Também participaram do debate o vice-prefeito Ricardo Gomes, secretários municipais, vereadores e representantes dos setores produtivos da sociedade.