Porto Alegre, sexta, 29 de novembro de 2024
img

Presidente do PSDB manda excluir de prévias 92 prefeitos e vices filiados por Doria; O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Liminar de Bruno Araújo será submetida à Executiva; diretórios contestaram filiações, alegando que ocorreram fora do prazo legal. O presidente nacional do PSDB, Bruno Araujo. Foto: Beto Barata/PR

 

 

O presidente do PSDB, Bruno Araújo, determinou nesta quarta-feira, 27, a retirada dos 92 prefeitos e vices que se filiaram ao PSDB fora do prazo estabelecido para votar nas prévias do partido, marcadas para 21 de novembro, com o objetivo de escolher o candidato tucano ao Palácio do Planalto. A decisão de Araújo, que está em Dubai, foi tomada em caráter liminar, na tentativa de conter a crise interna, e será submetida nesta quinta-feira à Executiva Nacional do PSDB.

O prazo estabelecido pela comissão de prévias para a filiação de eleitores era 31 de maio. Os diretórios de Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia e Ceará, porém, apresentaram denúncia de que o grupo do governador de São Paulo, João Doria, filiou 92 prefeitos e vices de forma irregular, com data retroativa, para inflar o colégio eleitoral. A acusação, considerada grave, foi feita por apoiadores do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

No parecer ao qual o Estadão teve acesso, Araújo pede que a comissão das prévias proceda a análise de cada caso “mediante as manifestações e esclarecimentos prestados pelos filiados, e delibere sobre qual data de filiação deve ser considerada (…) para efeitos de formação do colégio eleitoral”. O presidente do PSDB observou ainda que, no caso de validação da filiação, o tucano exercerá o voto por meio do aplicativo, mecanismo hoje criticado pelo grupo de Doria.

Leia mais em O Estado de São Paulo