Porto Alegre, domingo, 19 de maio de 2024
img

Generais embolsavam salários de 'soldados fantasma' no Afeganistão, diz ex-membro do governo; BBC

Detalhes Notícia
Corrupção inflava a folha de salários das Forças Armadas afegãs, diz ex-ministro. Soldado afegão em seu posto em Wazir Akbar Khan Hill, em Cabul, pouco antes de a cidade ser tomada pelo Talebã CRÉDITO,GETTY IMAGES

 

 

A tomada rápida do poder pelo Talebã no Afeganistão em agosto deste ano, na visão do ex-ministro das Finanças do país, Khalid Payenda, se explica em parte pela corrupção que permeava o governo e foi responsável pela criação de milhares de “soldados fantasma”.

À BBC, Payenda afirmou que a maioria dos 300 mil soldados e policiais nos registros do governo não existiam e eram usados para que generais desviassem recursos públicos.

Payenda renunciou ao cargo e deixou o Afeganistão enquanto o grupo fundamentalista islâmico avançava na retomada do território. A ofensiva se deu em meio à saída das tropas americanas do país após 20 anos de ocupação. A capital, Cabul, foi tomada em 15 de agosto.

Segundo ele, a prestação de contas das despesas das Forças Armadas era feita de forma pouco rigorosa, o que facilitava os desvios de recursos. Payenda estima terem multiplicado os números oficiais em mais de seis vezes.

Leia mais em BBC