Porto Alegre, terça, 23 de abril de 2024
img

Porto Alegre: Ricardo Alfonsin recebe o título de Cidadão Emérito da Capital

Detalhes Notícia
Sessão Solene de outorga do título de Cidadão Emérito de Porto Alegre a Ricardo Barbosa Alfonsin. Na foto, o homenageado

 

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou, na tarde desta terça-feira (7/12), no salão Adel Carvalho, a cerimônia de outorga do Título de Cidadão Emérito de Porto Alegre ao advogado Ricardo Barbosa Alfonsin. A autoria da homenagem é do vice-presidente da Casa, vereador Idenir Cecchim (MDB). A sessão solene foi conduzida pelo presidente do Legislativo, vereador Márcio Bins Ely (PDT), que saudou o homenageado como “batalhador das causas classistas em favor da sociedade e de grande conhecimento, em especial, na área jurídica”.

A entrega do diploma foi feita pelo vereador Idenir Cecchim, proponente da celebração, que destacou a trajetória do homenageado por sua atuação na cidade. “Especialmente por seu trabalho voltado ao exercício da advocacia e defesa do agronegócio, com reconhecimento nacional”, ressaltou Cecchim. O vereador salientou que o homenageado é uma pessoa humilde e que “recebe o título de Cidadão de Porto Alegre porque é competente, qualificado e pelo tanto que ajudou a Capital”.

Ricardo Alfonsin agradeceu a distinção recebida e ratificou que está na cidade há 54 anos. “Vim para cá para estudar na faculdade de Direito. Este é um dia mágico para mim, de poder estar sendo homenageado pelo município que amo tanto.” Alfonsin agradeceu a presença de amigos, familiares e das lideranças da Ordem dos Advogados do Brasil, “onde fizemos um grande trabalho”. Ele Lembrou de suas passagens pela Associação Comercial, Federasul, Irga, Farsul e Federarroz, “sempre buscando valorizar a agricultura e o agronegócio”. Ricardo Alfonsin destacou o trabalho do vereador Cecchim na liderança do governo. “A minha expectativa é a melhoria da cidade que está sendo resgatada.”

O homenageado

Além de advogado, Ricardo Barbosa Alfonsin é especialista em Direito Ambiental, dirigente de entidades ligadas ao Direito e escritor. Ele também é presidente da Comissão Especial de Direito Agrário e do Agronegócio da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio Grande do Sul. É fundador e preside o Instituto de Estudos Jurídicos da Atividade Rural. É árbitro na Câmara de Arbitragem, Mediação e Conciliação do Centro das Indústrias do Rio Grande do Sul e na Câmara de Mediação e Arbitragem da Sociedade Rural Brasileira.

Ricardo Alfonsin é detentor da Comenda Oswaldo Vergara, conferida pela OAB/RS em reconhecimento aos serviços prestados à Ordem e à classe de advogados, e da Medalha Assis Brasil, conferida pelo Estado do Rio Grande do Sul em face dos destacados serviços realizados em prol do desenvolvimento do setor da agricultura e pecuária estadual. Foi Destaque na Expointer como Personalidade Jurídica do Agronegócio. Recebeu o Troféu Homem do Arroz, concedido pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e do VI Prêmio de Responsabilidade Ambiental, conferido pelo Instituto Latino-Americano de Proteção Ambiental, Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, e o Troféu Brasil como Liderança Gaúcha da XV Expodireto/Cotrijal. É autor dos livros Crédito Rural – Questões Polêmicas e Dívidas Agrícolas.

Sessão Solene de outorga do título de Cidadão Emérito de Porto Alegre a Ricardo Barbosa Alfonsin.

Presenças

Também acompanharam a solenidade a vereadora Mari Pimentel (Novo), o vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Francisco José Moesch, o presidente da OAB-RS, Ricardo Breier, lideranças empresariais e judiciárias, a esposa Luiza Schramm, amigos e familiares do homenageado.