Porto Alegre, quarta, 24 de abril de 2024
img

Imigração: “As pessoas não deixam sua terra por prazer, mas por necessidade”, diz presidente mexicano; RFI

Detalhes Notícia
O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador pede que que EUA mude sua política migratória após acidente com 55 mortos © Pedro Pardo AFP/Arquivos

O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta sexta-feira (10) que a morte de 55 migrantes em um acidente no México deveria servir para os Estados Unidos reorientarem sua política migratória. O chefe de Estado insistiu em que o fenômeno dos migrantes sem documentos não será resolvido pela força.

“Esses infortúnios devem servir para aumentar a conscientização e resolver o problema”, disse López Obrador, destacando a necessidade de investigar “as causas que deram origem a esses infelizes acontecimentos”.

“Vamos continuar insistindo em que o problema da imigração não seja resolvido por meios coercitivos, mas que os imigrantes devem ter oportunidades de trabalho e bem-estar. As pessoas não deixam sua terra por prazer, elas o fazem por necessidade”, disse o presidente em sua declaração diária.

O chefe de Estado reagia ao acidente envolvendo um caminhão cheio de imigrantes sem documentos, a maioria centro-americanos, que bateu em uma ponte para pedestres no estado de Chiapas na véspera. O episódio deixou pelo menos 55 mortos e cem feridos. O motorista fugiu, informou a Guarda Nacional, indicando que o caminhão pertence a uma empresa domiciliada no México.

Leia mais em RFI