Porto Alegre, domingo, 19 de maio de 2024
img

Além de briga entre Allan dos Santos e Sérgio Camargo, base bolsonarista tem outros sinais de racha; veja as polêmicas: Aliança com Centrão e recuo após 7 de Setembro geram críticas de ex-ministros e apoiadores; O Globo

Detalhes Notícia
O presidente Jair Bolsonaro acompanha cerimônia no Palácio do Planalto Foto: Cristiano Mariz/Agência O Globo/16-12-2021

 

 

Além da discussão pública entre o blogueiro Allan dos Santos e o presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, ocorrida no domingo com troca de xingamentos, a base do presidente Jair Bolsonaro tem apresentado outros sinais de racha nos últimos meses. A aliança de Bolsonaro com partidos do Centrão e o recuo após atos de tom golpista no 7 de Setembro têm sido alguns dos pontos de desgaste do presidente com parte dos seus eleitores.

A discussão entre Santos e Camargo se deu em torno de críticas ao governo feitas pelo ideólogo de direita Olavo de Carvalho, que disse que Bolsonaro o usou “para se promover e se eleger”.

Um dos ministros indicados por Olavo, o ex-chanceler Ernesto Araújo também tem feito críticas públicas ao governo federal. Em maio, pouco após ter sido demitido por pressão do Congresso, Araújo escreveu que o governo foi transformado em uma “administração tecnocrática sem alma nem ideal”. Mais recentemente, em novembro, o ex-ministro disse que “o governo virou a base do Centrão” e que parte dos integrantes da administração “nunca quis enfrentar o sistema”.

Leia mais em O Globo