Porto Alegre, quinta, 25 de abril de 2024
img

França lança portal na internet para controlar registro e venda crescente de armas para civis; RFI

Detalhes Notícia
O atirador francês Jean Quinquampoix, durante os Jogos Olímpicos de Tóquio (1/8/21). O porte de arma na França para civis é concedido para caçadores ou esportistas. AP - Alex Brandon

 

 

O Ministério do Interior da França apresenta nesta segunda-feira (10) um dispositivo digital para melhorar o rastreamento de armas. O sistema também deve facilitar o registro dos usuários, que são cada vez mais numerosos.

“Diante da insegurança, cada vez mais franceses se armam” é a manchete de uma reportagem do jornal Le Figaro. Em breve, os portadores deverão registrar suas armas em um portal digital protegido. O novo sistema de informação sobre armas (SAI, sigla em francês) tem como objetivo facilitar os procedimentos para os usuários, além de melhorar o rastreamento das armas.

A França é um dos países mais armados da União Europeia, com quase cinco milhões de cidadãos com porte de armas. Segundo uma pesquisa do Instituto de Altos Estudos Internacionais e do Desenvolvimento, baseado em Genebra, há mais de 12 milhões de armas nas mãos de civis na França. Isso coloca o pais em 24º lugar num ranking mundial de armas per capita, com 19,6 armas por cem habitantes.

Leia mais em RFI