Porto Alegre, sexta, 19 de abril de 2024
img

Bolsonaro quer aprovar pacote de bondades a PMs e bombeiros para impulsionar campanha à reeleição; O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Consideradas estratégicas para o apoio ao presidente, categorias pressionam o governo após promessa de reajuste para a Polícia Federal. O deputado Capitão Augusto é coordenador da Frente Parlamentar da Segurança Pública na Câmara dos Deputados Foto: Alex Silva/Estadão

O governo do presidente Jair Bolsonaro quer aprovar um projeto que beneficia policiais militares e bombeiros estaduais, em um aceno a duas categorias consideradas estratégicas para o seu plano de reeleição neste ano. Aliados do Palácio do Planalto agem para votar a nova lei orgânica de PMs e bombeiros em março, concedendo um pacote de bondades a essa base no momento em que o presidente enfrenta queda de popularidade.

A nova articulação ocorre após o governo patrocinar um reajuste para policiais federais no Orçamento de 2022, o que provocou pressão dos policiais militares. A proposta inicialmente tirava poder dos governadores sobre o comando das polícias, mas deve agora se concentrar em um pacote de benefícios para os militares nos Estados, que formam o maior contingente de segurança pública no País.

Números do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostram que só na ativa há 406 mil PMs e 56 mil bombeiros. No pacote em estudo pelo governo para consolidar o apoio das categorias estão previstas a criação de novas patentes e a possibilidade de policiais e bombeiros que se tornaram parlamentares voltarem à ativa, se não forem reeleitos. Há, ainda, a garantia de nomeação e promoção para investigados pela Justiça e mesmo para os que se tornaram réus.

Leia mais em O Estado de São Paulo