Porto Alegre, sexta, 19 de abril de 2024
img

Comércio varejista recuou 1,2% em novembro no RS, mesmo com Black Friday; Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Já a receita do setor, em comparação a novembro de 2020, cresceu 17,2% no Rio Grande do Sul. PATRICIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC

 

 

Mesmo com a Black Friday, o volume de vendas no comércio varejista gaúcho apresentou recuo de 1,2% em novembro, em comparação com o mês anterior, na série com ajuste sazonal conforme divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na manhã desta sexta-feira (14). Em outubro, o setor havia variado positivamente 1,7%. Na série sem ajuste sazonal, com base igual ao mês de novembro do ano anterior, o setor apresenta crescimento de 2,4%.

No acumulado do ano de 2021, entre janeiro e novembro, o crescimento das vendas no comércio varejista é de 2,8% no Rio Grande do Sul. Considerando os 12 meses entre novembro de 2020 e novembro do ano passado, a aceleração foi de 1,8% no setor.

No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, o recuo nas vendas foi de 2% na série com ajuste sazonal. Sem ajuste, considerando a base de novembro de 2020, o setor apresentou praticamente estagnação, com variação positiva de 0,1%. No acumulado do ano, até novembro, houve crescimento de 4,3% e, em 12 meses, o crescimento foi de 3,3%.

Leia mais no Jornal do Comércio