Porto Alegre, quinta, 18 de abril de 2024
img

O polêmico convite de Ortega a um iraniano acusado de um ataque em Buenos Aires que deixou 85 mortos; El País

Detalhes Notícia
Mohsen Rezai, vice-presidente de Assuntos Econômicos do Irã, viajou à Nicarágua como convidado para a posse do presidente, que fortalece sua relação com a república islâmica diante do isolamento internacional. O presidente da Nicarágua Daniel Ortega com o líder iraniano Mohsen Rezai em janeiro de 2022. GOVERNO DA NICARÁGUA

 

 

O convite de Mohsen Rezai, vice-presidente de Assuntos Econômicos do Irã, para a quarta posse de Daniel Ortega na segunda-feira passada arrancou bolhas em Buenos Aires. Rezai é um dos acusados ​​de participação no ataque terrorista de 1994 contra a Associação Mútua Israelita Argentina (AMIA), que deixou 85 mortos. Em comunicado do Itamaraty, o governo de Alberto Fernández expressou sua “mais forte condenação” pela presença de Rezai em Manágua, que aparece sorrindo nas fotos da cerimônia de posse com Ortega, sua esposa e vice-presidente Rosario Murillo e outros convidados como o venezuelano Nicolás Maduro.

“O Governo argentino lamenta profundamente saber da presença na República da Nicarágua do senhor Rezai, e deve lembrar que este possui um mandado de prisão internacional expedido pela Justiça Argentina, enquanto é acusado no âmbito da causa que investiga a pior ataque terrorista que a República Argentina sofreu em seu território e que custou a perda de 85 cidadãos argentinos e centenas de feridos “, diz o Ministério das Relações Exteriores argentino na nota de reclamação.

Leia mais em El País