Porto Alegre, quarta, 08 de maio de 2024
img

Argentina sela adesão à nova Rota da Seda da China e espera receber aportes de US$ 23,7 bi; O Globo

Detalhes Notícia
Agora só Brasil, Colômbia e Paraguai não participam da iniciativa estratégica chinesa na América do Sul. Os presidentes da Argentina, Alberto Fernández, e da China, Xi Jinping, após encontro em Pequim neste domingo Foto: Presidência / AFP

A Argentina e a China aprofundaram neste domingo a sua cooperação estratégica, com a assinatura de um memorando de entendimento para a adesão argentina à Iniciativa Cinturão e Rota da China, plataforma para investimentos chineses em ferrovias, portos e rodovias em todo o mundo conhecida como “a nova Rota da Seda”.

O anúncio aconteceu após uma reunião em Pequim entre os presidentes Xi Jinping e Alberto Fernández, às margens dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim.

“Tive um encontro cordial, amigável e frutífero com Xi Jinping, presidente da China. Concordamos em incorporar a Argentina ao Cinturão e à Rota da Seda”, disse Fernández em uma rede social após a reunião. “É uma excelente notícia. Nosso país obterá mais de US$ 23 bilhões de investimentos chineses para obras e projetos”.

Leia mais em O Globo