Porto Alegre, sexta, 29 de novembro de 2024
img

No Amazonas, minas de potássio ficam em sua maioria fora das terras indígenas; O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Dados contrariam declarações de Bolsonaro, que apoia projeto que permite mineração em reservas para superar dependência da Rússia. Dados sobre minas de potássio no Amazonas contrariam declarações de Jair Bolsonaro (PL); presidente defende aprovação de projeto de lei que libera a mineração em áreas demarcadas como forma de superar a dependência brasileira da Rússia no acesso a fertilizantes. Foto: Tiago Queiroz/ Estadão

Levantamento feito pelo Estadão mostra que, no Amazonas, a maioria das principais minas de potássio, substância usada em fertilizantes para o agronegócio, está localizada fora de terras indígenas. Os dados contrariam declarações do presidente Jair Bolsonaro, que tem defendido a aprovação de projeto de lei que libera a mineração em áreas demarcadas como forma de superar a dependência brasileira da Rússia no acesso a fertilizantes.

Bolsonaro alega que os locais mais importantes para extração de potássio do Brasil estão bloqueados por estarem dentro de aldeias. “Como deputado, discursei sobre nossa dependência do potássio da Rússia. Citei três problemas: ambiental, indígena e a quem pertencia o direito exploratório na foz do Rio Madeira. Nosso Projeto de Lei 191 ‘permite a exploração de recursos minerais, hídricos e orgânicos em terras indígenas’. Uma vez aprovado, resolve-se um desses problemas”, disse o presidente na semana passada.

Leia mais em O Estado de São Paulo