Porto Alegre, sexta, 29 de novembro de 2024
img

Conselho da Petrobras deve ser obstáculo para proposta de congelamento de preços; O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Medida discutida pelo governo precisa ser aprovada pelos membros do conselho de administração da estatal, que podem ser penalizados pessoalmente se tomarem decisões prejudiciais à empresa. Governo estuda subsidiar combustíveis; espaço no teto de gastos é pouco para ter o efeito desejado de conter o repasse da alta do petróleo. Foto: Tiago Queiroz/Estadão

O governo deve ter dificuldade de superar a resistência do conselho de administração da Petrobras à proposta de congelamento dos preços. Para que o congelamento saia do papel, a proposta terá de ser, antes, aprovada pelo conselho de administração da empresa e isso dificilmente vai ocorrer, segundo executivos ligados à companhia.

Boa parte do colegiado é composta por representantes do mercado financeiro e também por profissionais do setor de petróleo que acreditam na necessidade de a Petrobras se manter isenta de ingerências políticas. No conselho, há três representantes do mercado financeiro, quatro independentes e três nomes ligados diretamente ao governo.

Leia mais em O Estado de São Paulo