Lançada em outubro de 2021, Coletiva.rádio bateu a marca de 400 mil ouvintes em fevereiro deste ano. Nascido como um projeto de Coletiva.net, que tem 23 anos de atuação, o veículo surgiu com a ideia de oferecer um novo canal de conteúdos voltados ao mercado gaúcho da Comunicação. A emissora é essencialmente musical e sua programação conta ainda com conteúdos em áudio pertinentes ao público que já é historicamente fiel ao portal. É o caso do Drops News, que oferece aos ouvintes pílulas diárias das principais matérias encontradas em Coletiva.net.
É possível também conferir os programas Almanaque, comandado por Luciano Costa, que traz curiosidade sobre as datas sazonais; Fora de Série, com Marina Mentz comentando o mundo da cultura pop; YouTube na Prática, iniciativa da Cuentos y Circo, referência em conhecimentos da plataforma de vídeo; Momento Econômico, com dicas e reflexões do cotidiano, encabeçadas por Almir Freitas; e ancora de Carreira, um projeto de Sabrina Tomazzi, focado em empreendedorismo feminino e materno. Aos sábados, a rádio ainda conta com a atração esportiva Clube FTA – Futebol, Trago & Assados, comandada por Jorge Soruco, Ricardo Bueno e Paulo Trindade.
Além de Coletiva.net, a rádio é uma iniciativa da Exponencial Pessoas & Negócios, Comunicação & Marketing, que tem em seu comando Luciano Costa e Rafael Cechin. “Desenvolver um projeto, que busca agregar ainda mais valor, a uma marca como o Coletiva.net, é muito prazeroso. Nossa ideia é surpreender o ouvinte com uma qualificada seleção musical, além de transformar – em áudio – todo conteúdo relevante que o público está acostumado a consumir, há anos, no Coletiva”, enaltece Cechin, gerente-executivo do veículo.
Atualmente, Coletiva.rádio está com uma média de duas horas diárias de produção de conteúdo sobre assuntos de interesse do mercado de Comunicação e Marketing (totalizando 200 horas de programetes veiculados). Diversas marcas apostam no projeto, chancelando a emissora com sua marca – desde o lançamento, mais de 15 empresas anunciaram na rádio, com mais de 10 mil spots comerciais de parceiros exibidos na programação. Além disso, a média de escuta por dia é de 500 horas, com pico de 1.000 em 14 de janeiro. A rádio pode ser acessada na home do portal Coletiva.net, e também por meio de aplicativo, disponível para os sistemas Android e iOS.