Raul Krebs é mestre em design estratégico pela Unisinos, músico, fotógrafo profissional e professor universitário, é natural de Porto Alegre e há duas décadas trilha um percurso ímpar no campo da fotografia publicitária, autoral e, em especial, de moda. Em Policorpos, ele apresenta cinco imagens fotográficas printadas em diferentes superfícies: papel Hannemulle e tecido translúcido, em formatos que variam entre as dimensões de 170cm x 130cm. “A exposição pretende ser um espaço polissensorial com fotografias, vídeos, tecidos com impressão e projeção”, revela Krebs.
Curadora da exposição, a fotógrafa e Doutora em Design Estratégico, Claudia Palma, mostra na apresentação que, “Em 2018 e 2019, o fotógrafo Raul Krebs realizou uma pesquisa que deu origem à dissertação de mestrado intitulada “Do corpo ao corpo – Design de Moda e Moulage Dialógica” e na ocasião produziu “Policorpos”, um conjunto de cinco imagens fotográficas que fazem ode ao corpo humano. A narrativa imagética explorada em papel, tecido e projeção digital é uma verdadeira experiência estética fundada em uma crítica de natureza ética e política em relação à moda e à sociedade.
Para Rancière (2012), a fotografia opera uma articulação entre o visível e o dizível, aproxima-se da imaginação ou, mais especificamente, do regime de imagéité, no qual nasce a fotografia. E é nesse mesmo regime de relações entre a imagem e o real que a fotografia de Krebs opera e constrói uma narrativa que ressignifica o conceito de corpos na moda e que rompe com os cânones de corpos magros e esguios, fruto de um constructo cultural enraizado na sociedade contemporânea. Trata-se de uma discussão que supera o corpo físico e encontra no corpo discursivo um espaço de diálogo e questionamento.
A obra coloca luz às inquietações do artista e, segundo ele, busca enfrentar o oxímoro encontrado em seu percurso investigativo: como vestir os corpos consumidores de moda sem considerá-los somente a partir da ideia de um corpo alto, esbelto, esguio e magro? Sem a pretensão de cercear a discussão, “Policorpos” amplia a crítica e a reflexão sobre a representação dos corpos na moda e na sociedade.
Para enfrentar tais questões, Raul encontrou na Moulage Dialógica – processo criativo inspirado na moldagem de tecidos diretamente no corpo, um espaço experimental que deu origem às imagens fotográficas intituladas “Policorpos”. O processo fotográfico envolveu técnicas de montagem que, ao sobrepor diferentes corpos, cria a imagem de um corpo que narra de modo sensível e visceral a natureza mutante, polissêmica, polimórfica e de significações flutuantes e relacionais dos corpos humanos.”
A exposição acontece na Galeria .ISTA, liderada por Fábio Vieira de Oliveira, que desde a inauguração em 2020, já reuniu e produziu exposições individuais e coletivas, apresentando artistas locais e nacionais com trajetórias em desenvolvimento, ao som dos ritmos selecionados por Roger Lerina e do próprio Raul Krebs.
Ainda para o dia 19 de abril, terça-feira, às 17h, está previsto o “Policorpos: uma reflexão sobre os corpos na moda”, um encontro entre o fotógrafo e artista, Raul Krebs, e a professora Dra. Ione Bentz, especialista em Semiótica, Culturas da Comunicação e Design, para debater sobre a ideia do corpo discursivo relacionando-o com os diversos campos e, principalmente, com a moda. A mediação será conduzida por Claudia Palma, fotógrafa e sócia do Estúdio MA – Creative Strategy.
Lançamento Policorpos de Raul Krebs
Exposição fotografias e vídeos
Quando: quinta, dia 07 de abril de 2022
Horário: 18h
Local: Galeria .ISTA – Rua São Salvador, 461 – Santa Maria Goretti, Porto Alegre
Abertura da Exposição Policorpos para público: 08 de abril, sexta-feira.
Policorpos ficará disponível ao público para visitação até o dia 30 de abril, sábado, sempre das 14h às 18h. É necessário agendar a visita via @galeria.ista ou pelo e-mail galeria.ista@gmail.com. Exceto, nos dias 09 e 19 de abril, que a Galeria .ISTA estará com as portas abertas (sem necessidade de agendamento).
Entrada gratuita.
POLICORPOS
Fotografias e vídeos: Raul Krebs
Curadoria: Claudia Palma
Produção Vídeos: Raul Krebs
Poesia: Claudia Schroeder
Pós-produção de imagem: Post Frontier
Montagem e tratamento de cor: Daniel Dode e Arthur Bovo
Produção Geral: Claudia Palma e Raul Krebs
Impressão: Eduardo Aigner – Laboratório Fine Art
DJs: Roger Lerina e Raul Krebs
Assessoria de Comunicação: Ana Paula Silveira
Apoio: Dado Bier
Realização: Galeria.ISTA
Plataformas Digitais Galeria .ISTA