Porto Alegre, sexta, 19 de abril de 2024
img

Guajajara e cientista brasileiro entre os 100 mais influentes da revista Time, por Isabel Dourado/Correio Braziliense

Detalhes Notícia
A revista norte-americana Time elegeu a líder indígena Sonia Guajajara e o cientista Tulio de Oliveira entre as 100 pessoas mais influentes do mundo em 2022. A lista foi divulgada nesta segunda-feira (23/5). CB

 

 

A revista norte-americana Time elegeu a líder indígena Sonia Guajajara e o cientista Tulio de Oliveira entre as 100 pessoas mais influentes do mundo em 2022. A lista foi divulgada nesta segunda-feira (23/5).

Os dois foram eleitos na categoria Pioneiros. Sonia Guajajara foi escolhida por conta do seu trabalho e ativismo em defesa dos direitos dos povos indígenas, e Tulio Oliveira, que vive na África do Sul, em função do trabalho que realizou para a identificação da variante ômicron do coronavírus, sequenciada no país africano.

O pré-candidato a deputado federal Guilherme Boulos (PSol- SP) assinou o texto de apresentação da coordenadora executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) na publicação. “Desde cedo ela lutou contra as forças que têm tentado exterminar sua comunidade por mais de 500 anos”, escreveu. “Sonia segue resistindo: contra o machismo, como uma mulher feminista; contra o massacre dos povos indígenas, como uma ativista; e contra o neoliberalismo, como uma socialista”, diz em outro trecho.

Leia mais no Correio Braziliense