Porto Alegre, sexta, 19 de abril de 2024
img

Lula e Bolsonaro disputam batalha fashion em roupas e acessórios além do Planalto, por Marina Consiglio/Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Imagem dos políticos aparece em camisetas, toalhas e bonés vendidos aos montes no comércio popular e em lojas online. Bonés e camisetas de Lula e Bolsonaro Gabriel Cabral/Folhapress

 

 

Aos finais de semana, bancas e barraquinhas se espalham pela avenida Paulista, em São Paulo, para vender toda sorte de quinquilharia, de artesanato a ímãs de geladeira, camisetas, canecas, toalhas, bandeiras, bonés.

As estampas do momento trazem figuras da cultura pop, como personagens de desenhos animados e do cinema, bandas de rock, frases engraçadinhas, palavras de ordem. E, nesse caldeirão, Lula e Bolsonaro também estrelam peças, refletindo a polarização política às vésperas das eleições mais tensas desde a redemocratização do país na década de 1980.

Embora seja possível encontrar um ou outro item com palavras como “mito” ou que exibam as cores da bandeira do Brasil, é o candidato petista que domina o comércio popular na região, onde aparece junto a outros objetos de temática progressista, em camisetas vermelhas estampadas com a estrela do PT, com o seu rosto, junto a frases de impacto ou de campanhas antigas, como “o Brasil feliz de novo”.

Leia mais na Folha de São Paulo