Porto Alegre, quinta, 25 de abril de 2024
img

Novo comando da Petrobras pode mudar estatuto para segurar preços, por Adriana Fernandes/O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Governo não descarta suspender paridade internacional durante crises, mas pelas normas atuais teria de bancar prejuízos causados por mudança de política. Sede da Petrobras; governo não descarta suspender a paridade de preços com o mercado internacional em momentos de crise. Foto: Sergio Moraes/Reuters

 

 

O novo comando da Petrobras vai trabalhar para segurar os reajustes de combustíveis e dar mais “previsibilidade” de preços em tempos de guerra na Ucrânia, e isso pode levar até mesmo à mudança no estatuto da estatal. O presidente Jair Bolsonaro quer reduzir a frequência dos reajustes, como mostrou o Estadão. O governo não descarta suspender a paridade de preços com o mercado internacional em momentos de crise.

A demissão de José Mauro Coelho da presidência da empresa e a possibilidade de mudanças derrubaram na terça-feira, 24, as ações ordinárias da Petrobras, que fecharam em queda de 2,85% na B3, após recuo de mais de 4% no início do dia. Já nos Estados Unidos, as ações chegaram a cair 13,6% na negociação pré-mercado, antes da abertura, e fecharam com queda de 3,8%.

A barreira da Lei das Estatais, que obriga qualquer estatal a ser gerida como empresa privada, pode ser contornada na avaliação de integrantes do governo. Um dos argumentos de auxiliares do presidente é de que o risco de imagem para a companhia também é levado em conta pelas empresas privadas em momentos de crise.

Leia mais em O Estado de São Paulo